23 de janeiro de 2023

O SONHADOR: A HARMONIA DO CRIADOR, A VALORIZAÇÃO E COMPARAÇÃO, O REI

 


O criador do universo, o maestro da vida, e sua perfeição presente em todas as suas obras e ações, nas quais nenhuma delas ficou ou ficará inacabada. Por onde quer que se olhe é possível contemplar a harmonia da criação. Ao criar a flor criou a borboleta e o colibri para abrilhantar o colorido do jardim. Criou a abelha para deliciar-se com néctar e produzir o doce mais gostoso e curativo, o mel, para o deleite do homem. Quando este nasce, por dadiva e providencia divina, pois não há racionalidade cognitiva nem sapiência que se explique a formação de um osso dentro de um ventre (Eclesiastes11:4), a partir de um espermatozoide saído de dentro de uma gotícula de esperma. E este ser vivente vem a existência com DNA, uma digital e uma história única a ser vivida. Compreendo que o mesmo já chega munido de sua matriz de sucesso para naquilo que este homem ou mulher está destinado a ser enquanto ser terráqueo. Pois há dentro de cada humano uma centelha divina, assim como há a respiração, o folego de vida dado pelo criador, que lhe torna alma vivente (Gn.2:7). Essa chama do espírito, é a força impalpável que inflama e impulsiona-o durante toda sua vida. Inspirando, direcionando, dando habilidades, fazendo conexões, levando-o para onde for necessário ir. Em tudo isso é possível ver a perfeição do criador.

O homem possui uma força interior descomunal, e desconhecida dele mesmo. Essa força se revela nos momentos cruciais da vida, em ocasiões de decisão em que parece não haver saída, nem solução, ai essa força chamada por Napoleon Hill de “segundo eu, o eu da fé inabalável”, se manifesta. Ela está sempre latente, como uma espécie de vulcão adormecido. Habitualmente é mais visível na vida dos atletas de alta performance, que diante de situações extremas, conseguem externar uma força, vigor, superação inimaginável e misteriosa. Nas pessoas comuns é perceptível em uma crise familiar, de saúde ou em situações de catástrofes. Momento em que se levantam do meio da comunidade verdadeiros guerreiros, anjos da guarda em ação. Pessoas que antes eram anônimas, desconhecidas dos seus vizinhos de que tal herói morasse ali do lado. Essa força intátil é uma das principais razões do sucesso de muitas pessoas. Pois com essa manifestação conseguem chegar aonde não imaginavam, e fazer o que pensavam ser incapaz, impossível de ser realizado.

Os feitos e conquistas pela evocação dessa força interior ultrapassa o campo da lógica e da razão, pois leva a resultados nunca antes imaginados. E inúmeros são os personagens sociais que alcançaram tal feito. Cantores que queriam apenas um espaço para apresentarem seu talento musical, e que se tornaram verdadeiros POP STARS, outros tornaram Reis e Rainhas, sem ao menos imaginarem que poderiam alcançar tal façanha. No esporte, pessoas que saíram de lugares simplórios, em que por uso da razão, não havia condições de chegarem a lugar algum. Mas pela chama divina, e o proposito que carregavam, brilharam como estrela cadente em noite de escuridão. Tornando-se verdadeiros mitos, consagrados e inesquecíveis na história da humanidade, como Rei das pistas, Rei da música, Rei do Futebol, pessoas que assentaram nas cadeiras do rol da fama nacional e mundial. Todos impulsionados pela chama, a força Divina.

Mas essa chama agiria em um grupo seleto, e os demais ficariam desprovidos!? Não. Cada ser possui seus dons e talentos que os capacitam a realizar grandes feitos, marcantes e satisfatórios a si mesmos, como também serem personagens notórios no cotidiano e na história. Todas as pessoas são especiais, encantadoras em seu modo de ser, e de igual importância social. O que ocorre é que na construção das sociedades seus membros organizados para domínio, instituíram modelos e padrões entre seus personagens, com base nas atividades desenvolvidas, profissões, renda, patrimônio e poder aquisitivo. Destarte elegem as classes, e nelas dividem entre superior e inferior. Sendo está última, uma vassala imperceptível da ilusão hipnótica do estilo de vida sedutor, invejável e desejável, criado pela classe superiorizada. Tudo isso são invenções com o propósito de inferiorizar e dominar.

 É como se na ausência de reconhecer e pertencer a um Senhor Supremo, celestial, fonte, o criador que supre todas as coisas, o homem começa a criar seus próprios ídolos, suas referências, como foi no deserto após a saída do Egito. Enquanto Moises estava falando com Deus recebendo os 10 Mandamentos nas Tábuas da Lei, eles lá embaixo no Monte Sinai apertavam Arão para construir um deus que os guiasse, e fizeram com suas joias um Bezerro de Ouro para ser seu deus (Êxodo 32). E alienados começam a elevar alguém ou um grupo especifico com detrimento aos demais inclusive a si mesmo. Imagine o seguinte: seu corpo. Amanheceu, já é um novo dia e você veste sua roupa intima, coloca a calça, veste a blusa, calça o sapato, coloca o relógio e os demais acessórios que lhe agradam. Mas você também está usando o antitranspirante, o perfume, creme de pele, protetor solar, creme de pentear etc. Perceba quanta coisa foi usada no seu corpo nessa abreviada descrição, e que tudo isso possui o seu valor e supri uma determinada necessidade, e que foi criado, desenvolvido e produzido por alguém, na maioria pessoas comuns. Mas, Imagine tudo isso se você não tivesse tomado banho, lavado o cabelo e escovado os dentes. E qual dos produtos acima seria mais ou menos importante do que o outro ou todos tem sua importância, e eleger um seria apenas seguir um valor social criado. Será que um cordão de ouro pendurado no pescoço teria maior utilidade do que todo material citado acima, ou seria uma escolha de padrão de valor, mas que na essência todos os produtos são iguais.

O cantor, vocalista, é o centro das atenções, admiração e desejos da multidão. Mas que fará ele, caso falte energia elétrica no palco. Deste modo o eletricista seria de igual valia para o espetáculo, ou até maior que o cantor, pois sem ele para restabelecer à energia nenhum artista poderia apresentar-se!?

COMO ESSA FORÇA AGE !

 A força move a todos, o criador é perfeito, tudo está em harmonia. Mas os indivíduos fazem suas escolhas e classificações, suas preferencias e comparações, porém toda espécie de comparação gera grande dor e desconforto.

Toda força tem como função precípua movimentar, tirar do lugar, da inércia. E a força intátil decorrente da centelha Divina, é como um imã magnético que atraí o ferro, é como um propulsor que impulsiona, lança o foguete. Existe essas duas funções em ação no ser humano, deixando-o inquieto, sempre buscando, questionando. O sujeito muda de seio social, de localidade, de cidade, estado e as vezes até de nação. Algo forte e desconhecido vibra dentro dele, efeito propulsor. Em outras situações as coisas aparecem na vida do camarada como um encaixe, oportunidade, uma espécie de “sorte”, acontecimento inimaginado, não programado, sem que seja preciso tanto reboliço, quanto o primeiro caso. Tudo isso é como se fosse o destino, uma programação tal qual a do DNA, ou da digital, única e personalíssima, o universo se encarrega, se move em favor daquela pessoa. É fantástico tal acontecimento, embora sejam poucos os agraciados com tal feito universal. A Bíblia cita casos assim, como Jacó, José, Davi, Salomão dentre outros. “Mas que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm.8:28).

Quando José sonhava seus irmãos zombavam, e até tentaram mata-lo jogando na cisterna. Mas por provisão Divina não conseguiram o intento, e por fim venderam como escravo. Mas em todo tempo Deus é perfeito. Embora a valorização, classificação e separação social queira criar outra realidade. E José foi vendido, foi preso, mas o destino do SONHADOR era ser grande entre os grandes. Ele tinha a chama Divina para esse propósito. E quando veio uma seca tremenda todos os povos iam buscar víveres em terras egípcias, pois um SONHADOR cheio de sabedoria celestial tinha preparado o Egito para esse momento. E o José salvou o Egito, e toda terra, e seus irmãos que não acreditavam e ciumavam dos seus sonhos viram a glória de Deus na vida do José.

A força interior é muito forte, e inexplicável a sua forma, o que ela é capaz de fazer, até aonde ela pode levar o indivíduo. É como o propulsor do foguete que o conduz a descobrir outras galáxias e viver novas realidades.

Caro leitor, sinta essa chama dentro de você, saiba que você a possui. Identifique e deixe ela te conduzir, te levar a voos extraordinários, que você jamais imaginou!

Acredite nisso !!

 José sempre foi Rei, mesmo estando no colo do seu pai. José já havia nascido um Rei, ele sentia a chama dentro dele, ele via até dormindo que todos se dobrariam, reconheceriam ele como de fato ele era, um Rei.

Ps. Você, querid@ SONHADOR(A) é um Rei, uma Rainha !!!

Se aproprie dessa verdade, e vá ao encontro de seu reino, do seu tesouro. Eles te aguardam ansiosamente.

 

                                                                              Desejo a ti, um inspirar criativo!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              .                                                                               Waggner Rybeiro

 

 

13 de janeiro de 2023

ENTUSIAMO E VIDA

                                                

 O entusiasmo de uma pessoa está associado a expectativa que ela tem a respeito da vida, dos seus sonhos, aspirações, e das possibilidades de realização. Adquiridos e compreendidos pelas experiências contraídas por sua passagem desde a infância, como ator e autor de um personagem social, no teatro da vida. O oposto a isto seria o tédio. Uma pessoa coadjuvante, sem ânimo, sem expectativas de alcançar e conquistar o desejado. Levando esse ser a perder o ânimo, indo a desistência da sua capacidade de sonhar, acreditar e realizar. Sua mentalidade viaja por lugares desertos, contemplando a solidão, as dificuldades e impossibilidades, que também fazem composição ao cenário do espetáculo da vida.

Desde sua chegada ao mundo o homo sapiens traz consigo no seu DNA (código genético) a alegria de viver e se encantar pela vida. E esta o acompanha por todo o seu plano existencial. Nos primeiros passos, nos primeiros anos escolares, nos amores juvenis, aprendizados, evoluções, descobrimentos, enfim, tudo é uma festa. Não que tudo seja perfeito, mas tudo leva ao aprendizado. E por meio deste padrão de vida se constrói as matrizes de pensamentos, fundamentadas nas emoções. Quando essas emoções são impressas por imagens e experiências positivas, isso gera o entusiasmo que move e permite o ser humano à sonhar, a lutar pela concretização de suas aspirações. O sair do papel, do pensamento, e tornar se real, palpável.

Em oposição a esse estado de graça e encanto com a vida está o tédio. Que aprisiona o homem e arranca lhe as forças, o desejo, o ânimo e a atração. Elementos indispensáveis para quem deseja viver uma linda e arrebatadora história de amor com a vida. O tédio, que é uma sensação de enfado, aborrecimento, cansaço, também é responsável por impedir a pessoa de começar algo novo. Obscurece o pensamento e deturpa o olhar diante de determinada situação. O sujeito fica privado de enxergar algo belo e engrandecedor que venha empolgar, despertar o herói, o sonhador, o realizador que existe dentro de cada ser humano. Passa a enxergar e pensar apenas no deserto psíquico e emocional que está vivendo, e no tédio que usurpou do entusiasmo o domínio da sua mente.

É preciso uma mente fecunda para que haja a construção de pensamentos criativos e estimulantes, que gerem energia vital para a execução. Criando um propulsor capaz de lançar o indivíduo da inércia à realização. Dando assim um ponta pé inicial em direção à uma vida de excelência, vivaz.

Viver, sem dúvida alguma é algo singular e especial. Cada ser possui na sua unicidade, uma forma centrada de ver, perceber e sentir o mundo que o cerca, que se imagina e consegue idealizar.

A vida inicia cheia de encantos, alegrias e descobertas, entusiasmo. Mas no decorrer das cenas desse filme nos deparamos com as circunstancia indesejadas, tédio. No entanto há o caminho que se pode trilhar para um viver harmonioso, independente de qual emoção está imperando na cena, seja sonhos, alegrias, desejos e satisfações, ou mesmo tristeza, desanimo e desesperança. Pode-se em cada situação buscar através das experiências, observações e vivências, aquilo que melhor se alinhe no âmago de cada ser, e com isso encontrar o equilíbrio entre o estado desejado e o possível. E descobrir a satisfação, o sentido e a razão de um viver pleno alegre e encantador. Porque, o que há de melhor na vida, é viver!

As alegrias e felicidade você abrace, a tristeza e o desconforto drible-as com suas habilidades e conhecimento adquirido.

                                                                                            Com carinho,

                                                                                             Waggner  Rybeiro.

 

10 de janeiro de 2023

 

                     

                                          VIDA COM PRAZER E ENCANTO

 

Como descobrir uma forma diferente de viver a vida? Existe uma maneira nova para algo que acontece há mais de 5 mil anos? Acredito que sim. Existem muitos caminhos que podem nos levar a lugares novos, desconhecidos porém recheados de encantos e maravilhas. E como isso seria possível!? A mudança. Essa é uma das poucas vias possíveis de te levar a esse novo modo de viver e sentir a vida.

Por vezes, sentimos a vida cansada e monótona de mais. Uma mesmice que enfada, entedia, tira o prazer e a vontade de viver. Não dizendo com isso que queiramos deixar de viver, é claro! Mas que desejamos mais, do muito que a vida tem para nos oferecer. A questão é como acessar esse “muito”, Se o que temos é chato e insuficiente. Então fica evidente que precisamos de algo novo. De experienciarmos e vivermos alguma coisa prazerosa, encantadora que der sentido a existência. E para que tal fim seja alcançado é necessário uma mudança de direção. Dispor de coragem para trilhar uma nova rota, e que a mesma possa te levar a viver o encanto e a magia da vida. Que você possa desfrutar de sensações e situações de felicidade e prazer nunca antes imaginados por ti.

E como encontrar a placa de sinalização que indique esse novo caminho tão fascinante! Comecemos com pequenos atos de reflexão e ação. Se você deseja essa mudança, estar diante deste conteúdo já é uma luz, um sinal, a placa, a resposta de suas inquietações e buscas. Ou apenas o piscar do sinal, a estrela que te seduz para dar início a uma mudança de algo que te incomodava, mas que você não identificava a razão, nem o sentido do porquê de tanto desconforto. Em qualquer uma das situações descritas em que você se encaixar, comece agora por analisar o que te traz desconforto ou descontentamento. O que não gosta em sua vida? Qual situação gostaria que fosse diferente! Se tivesse o poder de mudar a história da sua vida, o que você tiraria dela, e o que colocaria? E aquilo que não pode ser mudado poderia ter um olhar e um sentimento melhor, ou menos ruim. Eu acredito que você pode e muito sobre a sua vida. Dar uma direção nova, trilhar um caminho onde as sensações e experiência serão mais felizes, agradáveis e encantadoras. Então você poderá declarar que sua vida está sendo transformada, em uma vida mais feliz e encantadora.



Permita-se. E se empenhe na busca desses sentimentos e sensações que tornam a vida muito mais feliz, leve e agradável. Realize as mudanças necessárias para alcançar tudo que você deseja, pois, isso te é perfeitamente possível. E começa aqui e agora. Você já consegue sentir o brilho do seu olho, o pulsar diferente de seu coração ao ler esse texto!? Isso é apenas o sinal de uma nova vida que se aproxima de ti.

Siga a nova rota da magia da vida, o próprio destino vai fazendo o seu traçado. Acredite e siga em frente, pois a alegria, o encanto e a felicidade serão seus companheiros nessa nova jornada.

 Dica de sucesso.

 Adquira o livro: AUTO MOTIVAÇÃO – DESTRAVE, SEJA UM VENCEDOR (Hélio Alves). Um lançamento 2023, que impactará fortemente sua vida. É um manual que te servirá como uma ferramenta, uma bússola, indispensável na sua jornada.

Onde comprar: clube de autores; mercado livre; ponto frio etc.

@Heliocoach

                                                                                                  Com carinho,

                                                                                                     W.Rybeiro


2 de janeiro de 2023

 


                                         SUPERAÇÃO DA DOR EXISTENCIAL

 

Nossas vidas são permeadas de sonhos, desejos e projeções. Mas por muitas vezes nos vemos constrangidos pelas circunstância a tomarmos caminhos diferentes daqueles idealizados e cogitados por nós. Quando pensamos que estamos evoluindo em algum projeto ou direção, nos vemos estagnados ou perdidos na odisseia humana, como se estivéssemos novamente no marco zero. Agora trazendo conosco dores, traumas, frustrações e cicatrizes. E lá vamos nós a começar tudo novamente no balançar das marés, no girar do carrossel, tentando marear o rumo da existência como se em nós houvesse tamanha habilidade, e poder para tal façanha.



Os nossos pensamentos, sonhos, projetos e planejamentos parecem ser tão perfeitos, ao ponto de nos convencer a executa-los. Mas no decurso da existência as coisas parecem sair dos trilhos, nos causando muitas dores e desconfortos, quase que insuportáveis. São nossas expectativas sendo frustrada. Mas porquê? Seriam essas esperanças de realização e concretização dos sonhos e projetos, resultante das percepções e experiências externas, do seio social em que somos gestados, inseridos, e assim queremos ser agentes espelhos? Aspirando replicar, vincular os moldes dos outros em nosso plano existencial! Ora! Esquecemos que somos seres únicos em todas as características, aferidas com à acuidade.

Como poderíamos encontrar a essência, o sentido, a satisfação para o nosso ser! Como seria possível passarmos por esse plano lidando harmonicamente com a existência das dores, mas com grande jubilo e serenidade na alma? Podendo enfrentar todas as adversidades, dificuldades e obstáculos com bom animo, fé e ímpeto? Essa bussola que direciona ao rumo do farol, ao porto seguro, está dentro ou fora do ser? É possível encontrá-la? Se sim. Em qual das duas vias? Ou em ambas?  E se não. Como viver sem sentido, perdido ao mar, rodeado de incertezas, inseguranças e temores dos trovões, raios e ventos das tempestades. Da escuridão da noite e das marés não mareadas.

 Muitas pessoas se encontram ilhadas, rodeadas por esses e outros questionamentos existenciais. Outras apena gemem as dores da alma. E há aqueles que saem como tufão, extravasando suas agonias, aflições, desgostos e amarguras, num processo de autodestruição, e destruindo a tudo e a todos que estão à sua volta ou que cruzam seu caminho. Não culpabilizando aqui, esse ser que apenas gostaria de si encontrar na odisseia da vida. Ser um protagonista da sua própria história. Sentir-se vivo e vivaz, experienciando as mais belas e plenas emoções que a vida pode dispor, com sentimentos de prazer, realização e satisfação. A essência e fundamento de um existir pleno, o encontro do barco com a praia, da vida com felicidade humana ao longo da jornada existencial.

A sede, o vazio que leva à busca constate pela eliminação da dor e do sofrimento, e o encontro com a satisfação é algo interior que não se consegue suprir com as coisas materiais, externas. São questões da alma do ser vivente. E por serem de natureza não empíricas dependem de uma conexão ou reconexão, religação com as origens, o criador. Buscar aquilo que vai além do sensitivo, do visível e palpável, daquilo que não se ver mais sente, sabe que existe e que faz a diferença, que completa, realiza, satisfaz, consola dar o alento. Como o oxigênio é para a vida, primordial e mais intenso que o alimento é para o corpo físico, assim é a conexão com a força criadora para a vida.



A superação da dor existencial passa por esse caminho de conhecimento das necessidades: físicas e incorpóreas; material e espiritual. E que, há de se compreender pela filosofia, a medicina psíquica, as ciências sociais e do desenvolvimento humano, a religião e experiências do ser, que a vida é um fruto que descende e finda pela criação e desígnio de alguém superior, maior do que todo o entendimento humano possa compreender. E por tanto há de se buscar esse equilíbrio entre o sacro e o físico, entre os sentidos e a razão. Pois viver é uma epopeia. E o melhor proveito e prazer na existência dependerá desse equilíbrio, da conexão sacro-sensitivo. Assim terá uma história de vida mais prazerosa e satisfatória, com menos dor, desconforto e sofrimento.

“Mas quem sofre sempre tem que procurar, pelo menos vir achar razão para viver” (TIM MAIA).

                                                                                                          W. Rybeiro