15 de maio de 2022



 CHAPADA DIAMANTINA

 UM CENÁRIO FANTÁSTICO DE HISTORIAS ENCANTADORAS


A  chapada Diamantina é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. por sua beleza, cenários encantadores e únicos, como a Fazenda Pratinha,  que figuram as telas da TV com Séries Filmes e Novelas. Por aqui se encontra o turismo de aventura, por rios, cachoeiras, cavernas, tirolesa, mountain bike (Etapa do circuito nacional em Mucugê) a travessia do Vale do Paty, e vários montes, como o morro do Camêlo, e do Pai Inácio com 1000 mt de altitude ( fotos abaixo). Morros que podem chegar a 2.000 mt de altitude, como o Pico do Barbalho.
A Ecoaventura é deslumbrante, muitos rios e cachoeiras. Os locais também guardam, em cada lugar histórias e encantos dos tempos áureos das Lavras Diamantinas, nas cidades de  Palmeiras, Lençóis, Andaraí e Mucugê. A arquitetura é uma atração à parte, pelo período histórico, e a exuberância do poderio financeiro da época, detalhe no Cemitério Bizantino de Mucugê. Não podemos esquecer da Machu Picchu brasileira, a cidade de pedra construída por garimpeiros, no Povoado de Igatú - município de Andaraí, cidade com um Tradicional Reveíllon nas areias do Rio Paraguaçú. Também em Igatú temos mais três atrações que merecem destaque, dentre tantas: O Museu do Garimpeiro; a igreja que possui sepulturas de séculos anteriores em sua calçada; e seu GUINA, um senhor, "historiador", muito simpático e acolhedor que possui um bar mercearia no centro do de Igatú. Historiador de fato é o seu filho, Amarildo, personalidade ilustre e conhecida nacionalmente por várias matérias a respeito do seu trabalho, o censo demográfico local. Tema de uma futura reportagem desta página.


TIROLESA NA PRATINHA




FATOS HISTÓRICOS

Para quem gosta de Historia a Chapada diamantina é o roteiro perfeito. A região foi palco de vários conflitos entre coronéis. Entre  eles destacam - se a Família  Matos, com Horácio de matos, Felisberto de Sá, ambos de Lençóis. Tendo Horácio Morado na Chapada Velha, em Brotas de Macaúbas, e posteriormente em Morro do Chapéu, na companhia do Coronel daquela localidade, Dias Coelho, Coronel da Guarda Nacional, primeiro Coronel negro da Bahia. Vizinho de Brotas de Macaúbas também registra o Coronel Militão Rodrigues, de Ipupiara, foi para Barra do Mendes, e morreu em Pilão Arcado. Em Pintadas, distrito de Ipupiara- Ba, também foi cenário da morte de Carlos Lamarca, em 17 de setembro de 1971. Carlos Lamarca (1937-1971), um ex-capitão do Exército brasileiro que havia se engajado politicamente, foi morto com sete tiros por agentes da repressão da ditadura militar então em vigor. Curiosamente, sua trajetória marcou a adolescência de alguém que também se tornaria capitão do Exército e enveredaria pela política: o atual Presidente Jair Bolsonaro" (bbc,com). No local Possuí um Memorial à Carlos Lamarca, que contém uma igreja, uma casa habitada pelo, e sob os cuidados, do guardião monsenhor Bartolomeu Borges. Um marco com estatuas dos mártires: professor Santa Bárbara; Otoniel e Zequinha Barreto, ambos irmãos;
 e o Capitão Carlos Lamarca. Lamarca está sendo Carregado pelo Companheiro Zequinha. Além da preservação do local onde Zequinha e Lamarca beberam água pela última vez, um barreiro. E da Cruz no local da morte de Lamarca e Zequinha ( Estive in loco). Na mesma região, na cidade vizinha à Ipupiara, Barra do Mendes tem por fato histórico dois eventos de  destaque: O cerco à cidade pelos Jagunços do Coronel Horácio de Matos, contra o Coronel Militão e seus jagunços. Fato que durou mais de 40 dias, entre Abril e Maio de 1915, com a derrota de Militão, que foi morar em Pilão Arcado-Ba, local do fim de seus dias. Na mesma Barra do Mendes, em 25 de maio de 1940, na fazenda Cavaco findou o Cangaço, com a morte de Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco, o Diabo Loiro (Diario do Nordeste). Em Seabra, no distrito de Campestre, também encontramos o palco de um dos grandes conflitos entre os coronéis da Chapada Diamantina. Coronel Manuel Fabrício ( Jezreel Costa Ribeiro da Silva, filho deste escritor, vem da árvore genealógica de Manuel Fabrício, por Jorge Costa Farias, "O Velho Capitão dos Garimpos"  in memorian- titulo dado pelo escritor Oleone Fontes, no seu livro Cristais em Chamas) e seus Jagunços atacados pelas forças de Horácio de Matos em um cerco que durou vários dias, com intensa troca de tiros dias e noites. Horácio de Matos é a figura central, e lendária da Chapada e das Lavras Diamantinas. O mesmo foi protagonista central da brilhante história de expulsão da coluna prestes, da Bahia e do Brasil. Perseguindo-os da Chapada até a Bolívia, com seus jagunços montados a cavalo, na década de 20. Para concluir os temas históricos que nos vem em lembrança, temos as histórias do Coronel de Mucugê, Doca Medrado (tire suas férias para escrever seu livro na exuberância e aconchego da Chapada Diamantina). 

ANTIGO POSTO DE GASOLINA NO "PÉ" DO MORRO DO PAI INÁCIO, HOJE NÃO EXISTE MAIS, TODA ESTRUTURA FOI ARRANCADA. UMA MEMÓRIA FOTOGRAFICA.


MUSEU DO GARIMPEIRO EM IGATÚ, MUITO INTERESSANTE, UMA VIAJEM AO MUNDO DOS DIAMANTES


EM CIMA DE UMA ROCHA QUE ABRIGA UMA CASA DE PEDRA NA MACHU PICCHU BRASILEIRA - IGATÚ - ANDARAÍ -BA


AO FUNDO IGREJA COM SEPULTURAS CENTENÁRIAS NA CALÇADA


 
 RIQUEZAS

A Chapada Diamantina possui altitude e clima favorável a certas culturas, como a do excelente e premiadíssimo café de Piatã, na Fazenda Terroá. O abacaxi, morango etc. Além de muitas minas de diversos metais preciosos e semi-preciosos como: Diamante; Cristal branco; Cristal Rutilo; Ametista; Ouro etc. Também produz uma das melhores cachaças do país, em Abaíra e cidades vizinhas. 

 PARA RELAXAR

  Meditar conectar se com a natureza e com o divino, respirar à vida, você não poderia escolher lugar melhor. Temos a vila do Vale do Capão, com uma conexão incrível entre pessoas de diverso lugares do globo, vários idiomas e culturas, com uma fluidez de amor, reciprocidade, liberdade e respeito, raro de se encontrar em outro lugar. Um vilarejo alternativo muito seguro, com pessoas que exercitam à criatividade em todas as formas: cultural; culinária; musical; artes circenses etc. Onde o lema é vida, e vida de excelência, a natureza e o homem, só isso tudo!.

ESCULTURA DE UM GARIMPEIRO COM UMA BATEIA NAS MAOS EM PALMEIRAS - BA

                    EM MUCUGÊ TAMBÉM TEM O MUSEU DO GARIMPEIRO E DAS SEMPRE VIVAS, PLANTA DA REGIÃO.


FESTIVAIS

Temos o festival de Lençóis que é fantástico, com a presença de artistas, cantores de alto nível nacional, em outubro. No Vale do Capão, que é um distrito de palmeiras-Ba, acontece todos os anos o festival de Jazz no meado de março, e o Festival de Reggae, sensacional, em outubro, além de diversos eventos de menor expressão, mas de grande efervescência cultural. Em Andaraí a grande atração são os hotéis pousadas, dentro do mato, feitos de pedra, são integrados, literalmente ecológicos. E sua festa de Reveíllon nas  areias claras e suaves do Rio Paraguaçu. Ressaltando que  A Bacia do Paraguaçu é conhecida como a caixa d'agua da Bahia, A bacia do Rio Paraguaçu é responsável pelo abastecimento de 60% da população da Região Metropolitana de Salvador, que atualmente é a terceira maior cidade do Brasil. 

                                                                                       W. Rybeiro


A SEGUIR:  FOTOS DO MORRO DO PAI INÁCIO


  BASE: LOCAL DE ORIENTAÇÃO E RECEBIMENTO DA TAXA DO PARQUE MUNICIPAL


UMA DAS ESCADARIAS

              UM OLHAR......UM MUNDO UNICO


            A VISTA DO MORRO, COM A PERSPECTIVA DA POUSADA



         ENTRADA DA POUSADA MORRO DO PAI INACIO


UM RISCO NO CHÃO - BR 242 VISTA DE CIMA DO MORRO

             QUE  VISÃO  SENSACIONAL - UMA RECONEXÃO INTERIOR 


      ESTATUA DE PEDRA, CAMELO, ESCULPIDA PELA NATUREZA

              A CHEGADA NO CUME DO MORRO


       ESCADA DE MADEIRA PARA FACILITAR A ESCALADA


                O CUME DO MORRO, UMA VISÃO DESLUMBRANTE, UNICA.

NA BASE DO MORRO TEM A POUSADA, MORRO DO PAI INACIO (CASAS LA EMBAIXO) ABERTA DE DOMINGO À DOMINGO COM REFEIÇÃO EM FOGÃO A LENHA. LOCAL ACONCHEGANTE. 


AO FUNDO A BR 020 SENTIDO ITABERABA - BA


A CRUZ DO CRUZEIRO QUE SE VISUALIZA QUANDO ESTA NA BASE DO MORRO, OU QUANDO VEM NA RODOVIA BR 242, ENTRE SEABRA E LENÇOIS- BA





                O HORTO VISTO DE CIMA DO MORRO


BANHEIRO RUSTICO NA BASE DO MORRO 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário