13 de dezembro de 2022

 



                                           FORMAS DE AMAR    ENTENDA O AMOR



 


O AMOR é tríade, Ágape, Eros e Filéos (Philia). Em tempos presente a palavra empatia, muito utilizada na relações sócias, ocupa o mesmo sentido do AMOR em uma de suas vértices, a Philia, fileos. Isso ocorre por abarcar um sentido mais aberto, voltado a lealdade, à família, aos sentimentos dos indivíduos como seres sociais em comunidades. Já o termo amor vem impresso no inconsciente coletivo na forma do arquétipo coração, vermelho, afetivo, vibrante, romantizado nas relações intimas entre os indivíduos. Construídos pela natureza com a finalidade de reprodução. Configurada no fundamento do desejo, da sedução, do estimulo e extinto procriador. É o amor na sua forma Eros. 

A empatia também possui sua tríade: o sentimento; o cognitivo e o regulador da emoção.

O AMOR Ágape é uma porção intrínseca no ser humano, impressa na memória, no chip, no DNA pelo Criador. Todo ser em virtude dessa porção impressa em si, se solidariza, sente, se abala com a dor do próximo. Ao ponto de se propor a ajudar. Em oposto também tem os mesmos sentimentos de reciprocidade, na alegria e nas celebrações de felicidade. É isso que define o homo sapiens como ser humano.

O AMOR Eros é uma vértice, que possui seu pilar nos estímulos e cinestesia, no desejo ardente, na atração entre os sexos, que tem por finalidade a multiplicação e manutenção da espécie humana. Ele é químico, fisiológico, sensitivo. No homem o olho é o portal de entrada. Na mulher esse portal é o ouvido, e nesse momento ela é mais racional. Só depois se torna passional, o oposto do homem (Ex: o homem percebe a mulher bonita e sedutora, a mulher o homem como cortês e inteligente.) a química procede dos neurotransmissores Ocitocina, produzida em especial quando a mulher é tocada nos seios. O famoso “acender de faróis”. Há também a Endorfina, a Serotonina e a Dopamina, que acionam o sistema límbico, ativando as regiões do cérebro responsáveis pela sensação de prazer e calmaria. Baixando a produção de cortisol,”o hormônio do stress”, diminuindo assim os níveis de depressão. Que em muitos casos decorre da diminuição desses neurotransmissores do prazer.

O AMOR Fileo é o sentimento de parentalidade, fraternidade, familiar, que se desenvolve e se entrelaça pelo convívio no seio familiar. Fundado na confiança, obediência, dependência ou co-ajudadores mútuos. Um sentimento indivisível pelo tempo ou circunstancias. Uma vértice desse dom, O AMOR, dadiva do Criador compartilhada aos homens com o fim de que se comunguem, se mantenha unidos em comunidade, minimizando ao máximo os atritos, zelando pela sua perpetuação.

O AMOR existe e se manifesta de diversas formas. Mas a existência e o nascimento está condicionada as relações entre as pessoas e os seus interesses, somados a outros fatores não abordados aqui. Podendo até deixar de existir. Ele se sustenta no cuidado, na atenção, cultivado como uma horta, um jardim, como citado pelo Pe. Fábio de Melo em seu livro: Tempo de Esperas. Embora possa se sustentar ou se dissolver por naturalidade, assim como ele chega pode também ir embora. Ou não! Pode ser a falta de percepção do descuidado, kkk.

 Importante atentar para um fato marcante, que é o desconforto gerado pela sua ausência. Manifestado na forma de dor não doída, aquele aperto no peito, a fuga do apetite, da vontade de viver que se vai junto com ele, e demora voltar. A tristeza e a amargura ficam para atormentar os dias e clarear as noites. Há sintomas mais agudos ou menos, a depender de cada indivíduo. Pois cada um sente e denomina com suas palavras o que sente. Sendo o impacto muito maior em quem faz ou permite que um sentimento, pessoa ou coisa, seja parte maior que si próprio. Aí quando se vai a parte maior do que o que fica, se foi quase tudo, o mundo. O mundo desaba, e a parte menor que foi a que restou fica ultrafragilizado, sem forças para viver, para dar continuidade à sua existência de forma plena. Há casos em que pessoas mergulham no mar da depressão e não conseguem mais se levantar. Em tempos outros as pessoas perdiam o tino, ficavam vagueando pelas estrada, em destaque para o sexo feminino. O homem perdia o ímpeto de conquista e construção, a virilidade. Em tempos presente é comum o diagnóstico de Depressão.

Destarte convém esclarecer que há uma grande romantização na palavra amor, que ultrapassa o sentido do próprio sentimento, gerando mais expectativa do que na verdade pode e costuma acontecer. Isso tudo edificado pelos contos, literatura e pela teledramaturgia. Forte construtora das crenças e idealizações na cultura nacional. Apresentando o amor Eros como a base, o idealizado desejado e “perfeito”.

                                                        Viva a vida !!!!!!

 Sinta, experimente, experiencie, delicie toda forma de amar que você encontrar, e que te desperte o desejo, sentimento, o afeto. Mas seja maior que o sentimento, seja ele alegria ou dor que lhe vier. E em tudo você irá bem, podendo até tropeçar e cair, mas jamais ficará prostad@ ao chão! 

                                                                               Wagner Rybeiro. ( El Mentor) 


2 de setembro de 2022



 

                           A  VIDA É UMA VIAJEM 

A viajem da vida impõe alguns impedimentos que alteram a velocidade e a rota do itinerário. Há momentos que surgem subidas, descidas, curvas, buracos, quebra molas e invariavelmente um sinaleiro com o Farol Vermelho na frente, tornando obrigatório a parada.

Viver é uma constante observação e aprendizagem. É uma descoberta a cada avanço, com seu propósito final sempre em curso. Propósito expectado, porém incerto de ser alcançado, ao menos na forma idealizada. E nessa jornada da vida, sempre haverá os imprevistos que retardam ou diminuem a velocidade do caminhar no percurso. Impostas pelo subidas, obstáculos, dificuldades financeira, saúde, educação...Mas também existem as ajudas que se recebe no decorrer do trajeto, chamadas de decidas. Aquilo que aparece como facilitador da viagem: o acesso à educação, a inclusão social, o emprego, à família. Há momentos que requer muito mais prudência que outros, devendo cadenciar a velocidade para não sair da rota. São os momentos que trombamos com as curvas da vida. E mesmo usando de vigilância é preciso redobrar a atenção com os buracos no caminho, que podem fazer você parar, interrompendo o sonho da conquista, do propósito. Nessa hora se faz necessário desviar ou escolher a maneira menos danosa de ultrapassar esse obstáculo. Não obstante a caminhada mas obrigando a desaceleração, ainda temos o quebra-molas, que te faz diminuir o ritmo da viajem.



O sinal vermelho na rota do seu destino é uma condição quase sempre presente nessa jornada. Seria como uma força invisível que controla o ritmo que você deve seguir à vida, sobrepondo as vontades individuais de desejo, pressa, ansiedade, e ou até mesmo o não querer. Essa força oculta é uma metáfora nas cores verde, cada um segue na força da vida, na energia própria. O amarelo implica em um estado de tensão entre ir no furor da energia vital e parar pela força misteriosa. Mas logo surge o sinal vermelho, e obrigatoriamente se faz a parada. Não é possível seguir o fluxo durante a permanência do sinal vermelho, e nesse momento não há nenhum poder na vontade, na energia. Mas está completamente dependente, refém da força oculta, a espera de um novo momento, do surgimento de uma nova luz que indique qual o ritmo e a velocidade será aplicado ao percurso rumo ao objetivo final.



No final se percebe que a verdadeira essência da jornada da vida é simplesmente viver cada momento com intensidade e plenitude. Compreender que haverá sonhos, desejos, propósitos, um objetivo ao final. Mas que no seu percurso haverá dificuldades, momentos mais fáceis, e também momentos de parar e aguardar indeterminadamente, sem garantia ou certeza de quanto tempo levará para a possibilidade da retomada. Mas certo, firme e convicto que a jornada será retomada, e que sua história vai ser concluída e tudo isso valerá muito a pena.

Viva a vida aprecie cada passo, cada momento da sua jornada. Pois sua lenda pessoal é única no universo e só você pode realiza-la. 

                                                                                             Waggner Rybeiro                                                                                                                                                                      

ESTAÇÃO INTERPLANETÁRIA


 Toda existência possui a sua história, e toda a trajetória tem seus destaques, sua luz própria que iluminam a quem se aproxima. E, eu, como “viajante” e historiador, sou atraído magneticamente por fatos e objetos que saltam aos meus olhos, e que fazem pulsar vibrantemente o meu nobre coração. E desta vez um Disco Voador, na Praça Porto Cristal em Morro Do Chapéu, rodeada de ET’s.

Uma empolgante surpresa que parei para apreciar e posteriormente investigar a origem dos fatos. Conheça um pouco dessa história.



“Para mim é uma glória estar numa festa ufológica que talvez seja uma das primeiras do mundo, porque eu nunca vi uma festa ufológica igual a esta. Deixo meus agradecimentos a todos que estão aqui. Principalmente às pessoas que foram buscar esse disco voador lá na minha chácara, porque ninguém acreditava que poderiam tirar esse objeto de 40 toneladas de peso e trazer aqui para a cidade. Isso para mim foi quase um milagre”, disse emocionado o grande homenageado da noite, Alonso Valdi Regis, conceituado ufólogo que projetou e construiu o disco voador que foi doado para o município no ano passado.



“Alonso Regis teve seu primeiro avistamento ainda aos 12 anos de idade, em 1962, no Ceará, sua terra natal, e desde então dedicou-se ao estudo da ufologia, ciência que estuda avistamentos de “discos voadores” (hoje chamados de OVNI’s) e vida extraterrestre. Em 1983 mudou-se para Morro do Chapéu para chefiar um escritório do Projeto Alvorada, que seria uma espécie de “estação interplanetária” denominada Porto Cristal. O projeto foi desativado em 1986, mas Alonso Regis continuou em Morro do Chapéu e construiu uma réplica do disco voador, inspirado em sua observação, no ano de 1991. O objeto pesa cerca de 40 toneladas e tem 6,8 metros de diâmetro.



“A Praça Porto Cristal, idealizada pelo Seu Alonso, esteve por muito tempo no imaginário de todos vocês. Manter viva a memória de uma cidade é a melhor forma de vivenciar a nossa cultura.



“Transportar 40 toneladas de uma roça para a cidade, para quem trabalha com engenharia é coisa inexplicável. E foi possível aqui em Morro do Chapéu. Esse resgate da ufologia vai favorecer muito nosso turismo. A temática idealizada há 40 anos atrás por Seu Alonso vai valorizar muito nossa cultura. Esse projeto foi totalmente voltado para o tema da ufologia em nossa cidade”, explicou Politana Vital, arquiteta que projetou a Praça Porto Cristal.



Cada lugar, cada vilarejo, fazenda, sitio, cidade tem algo especial que as vezes a própria população desconhece, em especial os mais jovens. Seja um multiplicador disseminador da Arte, Cultura, e da História de seu lugar. Faça acontecer sem medo e sem receio, você pode ser o artista da obra, se sentir faça!

                                                                                                                     Waggner Rybeiro

15 de maio de 2022



 CHAPADA DIAMANTINA

 UM CENÁRIO FANTÁSTICO DE HISTORIAS ENCANTADORAS


A  chapada Diamantina é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. por sua beleza, cenários encantadores e únicos, como a Fazenda Pratinha,  que figuram as telas da TV com Séries Filmes e Novelas. Por aqui se encontra o turismo de aventura, por rios, cachoeiras, cavernas, tirolesa, mountain bike (Etapa do circuito nacional em Mucugê) a travessia do Vale do Paty, e vários montes, como o morro do Camêlo, e do Pai Inácio com 1000 mt de altitude ( fotos abaixo). Morros que podem chegar a 2.000 mt de altitude, como o Pico do Barbalho.
A Ecoaventura é deslumbrante, muitos rios e cachoeiras. Os locais também guardam, em cada lugar histórias e encantos dos tempos áureos das Lavras Diamantinas, nas cidades de  Palmeiras, Lençóis, Andaraí e Mucugê. A arquitetura é uma atração à parte, pelo período histórico, e a exuberância do poderio financeiro da época, detalhe no Cemitério Bizantino de Mucugê. Não podemos esquecer da Machu Picchu brasileira, a cidade de pedra construída por garimpeiros, no Povoado de Igatú - município de Andaraí, cidade com um Tradicional Reveíllon nas areias do Rio Paraguaçú. Também em Igatú temos mais três atrações que merecem destaque, dentre tantas: O Museu do Garimpeiro; a igreja que possui sepulturas de séculos anteriores em sua calçada; e seu GUINA, um senhor, "historiador", muito simpático e acolhedor que possui um bar mercearia no centro do de Igatú. Historiador de fato é o seu filho, Amarildo, personalidade ilustre e conhecida nacionalmente por várias matérias a respeito do seu trabalho, o censo demográfico local. Tema de uma futura reportagem desta página.


TIROLESA NA PRATINHA




FATOS HISTÓRICOS

Para quem gosta de Historia a Chapada diamantina é o roteiro perfeito. A região foi palco de vários conflitos entre coronéis. Entre  eles destacam - se a Família  Matos, com Horácio de matos, Felisberto de Sá, ambos de Lençóis. Tendo Horácio Morado na Chapada Velha, em Brotas de Macaúbas, e posteriormente em Morro do Chapéu, na companhia do Coronel daquela localidade, Dias Coelho, Coronel da Guarda Nacional, primeiro Coronel negro da Bahia. Vizinho de Brotas de Macaúbas também registra o Coronel Militão Rodrigues, de Ipupiara, foi para Barra do Mendes, e morreu em Pilão Arcado. Em Pintadas, distrito de Ipupiara- Ba, também foi cenário da morte de Carlos Lamarca, em 17 de setembro de 1971. Carlos Lamarca (1937-1971), um ex-capitão do Exército brasileiro que havia se engajado politicamente, foi morto com sete tiros por agentes da repressão da ditadura militar então em vigor. Curiosamente, sua trajetória marcou a adolescência de alguém que também se tornaria capitão do Exército e enveredaria pela política: o atual Presidente Jair Bolsonaro" (bbc,com). No local Possuí um Memorial à Carlos Lamarca, que contém uma igreja, uma casa habitada pelo, e sob os cuidados, do guardião monsenhor Bartolomeu Borges. Um marco com estatuas dos mártires: professor Santa Bárbara; Otoniel e Zequinha Barreto, ambos irmãos;
 e o Capitão Carlos Lamarca. Lamarca está sendo Carregado pelo Companheiro Zequinha. Além da preservação do local onde Zequinha e Lamarca beberam água pela última vez, um barreiro. E da Cruz no local da morte de Lamarca e Zequinha ( Estive in loco). Na mesma região, na cidade vizinha à Ipupiara, Barra do Mendes tem por fato histórico dois eventos de  destaque: O cerco à cidade pelos Jagunços do Coronel Horácio de Matos, contra o Coronel Militão e seus jagunços. Fato que durou mais de 40 dias, entre Abril e Maio de 1915, com a derrota de Militão, que foi morar em Pilão Arcado-Ba, local do fim de seus dias. Na mesma Barra do Mendes, em 25 de maio de 1940, na fazenda Cavaco findou o Cangaço, com a morte de Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco, o Diabo Loiro (Diario do Nordeste). Em Seabra, no distrito de Campestre, também encontramos o palco de um dos grandes conflitos entre os coronéis da Chapada Diamantina. Coronel Manuel Fabrício ( Jezreel Costa Ribeiro da Silva, filho deste escritor, vem da árvore genealógica de Manuel Fabrício, por Jorge Costa Farias, "O Velho Capitão dos Garimpos"  in memorian- titulo dado pelo escritor Oleone Fontes, no seu livro Cristais em Chamas) e seus Jagunços atacados pelas forças de Horácio de Matos em um cerco que durou vários dias, com intensa troca de tiros dias e noites. Horácio de Matos é a figura central, e lendária da Chapada e das Lavras Diamantinas. O mesmo foi protagonista central da brilhante história de expulsão da coluna prestes, da Bahia e do Brasil. Perseguindo-os da Chapada até a Bolívia, com seus jagunços montados a cavalo, na década de 20. Para concluir os temas históricos que nos vem em lembrança, temos as histórias do Coronel de Mucugê, Doca Medrado (tire suas férias para escrever seu livro na exuberância e aconchego da Chapada Diamantina). 

ANTIGO POSTO DE GASOLINA NO "PÉ" DO MORRO DO PAI INÁCIO, HOJE NÃO EXISTE MAIS, TODA ESTRUTURA FOI ARRANCADA. UMA MEMÓRIA FOTOGRAFICA.


MUSEU DO GARIMPEIRO EM IGATÚ, MUITO INTERESSANTE, UMA VIAJEM AO MUNDO DOS DIAMANTES


EM CIMA DE UMA ROCHA QUE ABRIGA UMA CASA DE PEDRA NA MACHU PICCHU BRASILEIRA - IGATÚ - ANDARAÍ -BA


AO FUNDO IGREJA COM SEPULTURAS CENTENÁRIAS NA CALÇADA


 
 RIQUEZAS

A Chapada Diamantina possui altitude e clima favorável a certas culturas, como a do excelente e premiadíssimo café de Piatã, na Fazenda Terroá. O abacaxi, morango etc. Além de muitas minas de diversos metais preciosos e semi-preciosos como: Diamante; Cristal branco; Cristal Rutilo; Ametista; Ouro etc. Também produz uma das melhores cachaças do país, em Abaíra e cidades vizinhas. 

 PARA RELAXAR

  Meditar conectar se com a natureza e com o divino, respirar à vida, você não poderia escolher lugar melhor. Temos a vila do Vale do Capão, com uma conexão incrível entre pessoas de diverso lugares do globo, vários idiomas e culturas, com uma fluidez de amor, reciprocidade, liberdade e respeito, raro de se encontrar em outro lugar. Um vilarejo alternativo muito seguro, com pessoas que exercitam à criatividade em todas as formas: cultural; culinária; musical; artes circenses etc. Onde o lema é vida, e vida de excelência, a natureza e o homem, só isso tudo!.

ESCULTURA DE UM GARIMPEIRO COM UMA BATEIA NAS MAOS EM PALMEIRAS - BA

                    EM MUCUGÊ TAMBÉM TEM O MUSEU DO GARIMPEIRO E DAS SEMPRE VIVAS, PLANTA DA REGIÃO.


FESTIVAIS

Temos o festival de Lençóis que é fantástico, com a presença de artistas, cantores de alto nível nacional, em outubro. No Vale do Capão, que é um distrito de palmeiras-Ba, acontece todos os anos o festival de Jazz no meado de março, e o Festival de Reggae, sensacional, em outubro, além de diversos eventos de menor expressão, mas de grande efervescência cultural. Em Andaraí a grande atração são os hotéis pousadas, dentro do mato, feitos de pedra, são integrados, literalmente ecológicos. E sua festa de Reveíllon nas  areias claras e suaves do Rio Paraguaçu. Ressaltando que  A Bacia do Paraguaçu é conhecida como a caixa d'agua da Bahia, A bacia do Rio Paraguaçu é responsável pelo abastecimento de 60% da população da Região Metropolitana de Salvador, que atualmente é a terceira maior cidade do Brasil. 

                                                                                       W. Rybeiro


A SEGUIR:  FOTOS DO MORRO DO PAI INÁCIO


  BASE: LOCAL DE ORIENTAÇÃO E RECEBIMENTO DA TAXA DO PARQUE MUNICIPAL


UMA DAS ESCADARIAS

              UM OLHAR......UM MUNDO UNICO


            A VISTA DO MORRO, COM A PERSPECTIVA DA POUSADA



         ENTRADA DA POUSADA MORRO DO PAI INACIO


UM RISCO NO CHÃO - BR 242 VISTA DE CIMA DO MORRO

             QUE  VISÃO  SENSACIONAL - UMA RECONEXÃO INTERIOR 


      ESTATUA DE PEDRA, CAMELO, ESCULPIDA PELA NATUREZA

              A CHEGADA NO CUME DO MORRO


       ESCADA DE MADEIRA PARA FACILITAR A ESCALADA


                O CUME DO MORRO, UMA VISÃO DESLUMBRANTE, UNICA.

NA BASE DO MORRO TEM A POUSADA, MORRO DO PAI INACIO (CASAS LA EMBAIXO) ABERTA DE DOMINGO À DOMINGO COM REFEIÇÃO EM FOGÃO A LENHA. LOCAL ACONCHEGANTE. 


AO FUNDO A BR 020 SENTIDO ITABERABA - BA


A CRUZ DO CRUZEIRO QUE SE VISUALIZA QUANDO ESTA NA BASE DO MORRO, OU QUANDO VEM NA RODOVIA BR 242, ENTRE SEABRA E LENÇOIS- BA





                O HORTO VISTO DE CIMA DO MORRO


BANHEIRO RUSTICO NA BASE DO MORRO 

 

 

                          POLARIDADE: O EXTREMO DE UM TODO EQUILIBRADO

 

O universo é extremamente mágico e encantador, detentor de uma polaridade singular e fenomenal, que se une em um todo pela zona do equilíbrio. Em termos de apreciação a esses fenômenos podemos observar os Polos Norte e Sul com suas temperaturas podendo chegar a 80ºC negativos, no inverno. E no outro extremo da terra temos o Deserto de Lute, no Irã, com a mais alta temperatura do planeta: atingindo 70,7ºC. No entanto, segundo pesquisas, a temperatura ambiente ideal a sobrevivência humana é de 22ºC.

O conhecimento, a ciência presente, nos mostra a terra como único habitat propicio à vida, que dispõem de todas as características para a existência de vida humana, e de uma biodiversidade infinita de formas de vida. Embora vivamos em um planeta com uma polaridade extrema, onde o Polo Sul chega a 80ºC no inverno (revista galileu), e o Deserto de Lute, no Irã, atinja a extrema temperatura de mais de 70ºC (www.bbc.com). Apesar de tão quente, e não sendo achado ali nenhuma espécie de vegetação, foram descobertos ali água, insetos, répteis e raposas do deserto. Já no Polo sul com uma temperatura de 80ºC no inverno (lereaprender.com.br) é possível a sobrevivência de uma maior quantidade e variedade de espécies de seres viventes. Como baleias, peixes, aves voadoras, focas, pinguins e Krill, um crustáceo que serve de alimento para boa parte dos outros animais da Antártida.

É interessante a capacidade de vida nesses dois extremos da superfície plana do nosso planeta. Sendo observado que há melhores possibilidades no frio, que no extremo calor do deserto. Tratando de nós seres humanos, a temperatura ideal gira em torno dos 22ºC, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa temperatura, segundo os cientistas, é perfeita para tornar as pessoas mais agradáveis, mais estáveis emocionalmente e extrovertidas.

Considerar-se-á no presente artigo a observação de que há possibilidade de existir em meio aos extremos, podendo ser em qualquer um deles. Mas de forma limitada e peculiar a determinadas espécies em detrimento de outras. Sendo pois a condição mais favorável à diversidade de vida, e em especial a humana, proporcionando um equilíbrio, satisfação e bem estar físico e emocional, o ambiente de equilíbrio entre os extremos.

Viver na zona de equilíbrio é comprovadamente mais satisfatório, prazeroso e propício à vida, que o direcionamento para um dos Polos.

 

                                                                                  W. Rybeiro

6 de maio de 2022

        CHAPADA DE NATIVIDADE LOCALIZADA PROXIMO DE NATIVIDADE



È UMA PEQUENA CIDADE DO SUDESTE DO TOCANTINS


COM MAIS DE DOIS SECULOS DE EXISTENCIA


POSSUI DUAS RUINAS DE IGREJAS CONSTRUIDAS NOS TEMPOS AUEROS DO GARIMPO DE OURO.





MUITO PEQUENA À CIDADE





 

          ACREDITAR, É  DAR UMA CHANCE A SI MESMO

 

Viver é uma arte que se aprende praticando, vivenciando, adquirindo conhecimento com os acontecimentos, que são responsáveis pelas nossas crenças. Ideias generalizadas sobre um tema, que organizam nossa percepção e definem como iremos nos comportar. Essas crenças são resultantes de três fatores: hereditários, sociais e pessoais. E são determinantes para o bom desenvolvimento de uma personalidade equilibrada. São essas aprendizagens que nos conduzirão pelo caminho da vida, determinando se teremos um comportamento positivo, autoconfiante e produtivo, ou se esse comportamento será de pessimismo e descrédito nas nossas capacidades, no nosso próprio potencial e inertes com relação as atitudes com própria vida.  

Querid@ leit@r é compreensível todos os sentimentos que você alimenta e vive a respeito da vida e da existência humana. Pois, pouca culpa você tem em tudo isso. São questões que, quem sabe você desconheça, ou até já ouviu falar algo sobre tal assunto. Entenda que tudo se forma com as crenças. Crenças que você vai adquirindo nas fases iniciais da vida, na infância, adolescência e no início da vida adulta, conforme estudos dos teóricos da psicologia (FREUD, PIAGET, BANDURA ...).

As formas de crenças são construídas com a relação inicial com os pais. O que eles dizem ao seu respeito (você é lido, sortudo, desastrado etc.), o diálogo dentro do lar, as conversas do dia-dia, as queixas, lamúrias, sonhos expectativas, vão moldando você. Essas são crenças adquiridas por hereditariedade. Já as crenças sociais são construídas pelo seio social em que você está inserido, como a escola, seus colegas, amigos, parentes, a relação com a religiosidade, tradições folclóricas dentre outras. E tudo que vai acontecendo em sua volta desde o nascimento, a posição familiar que você ocupa, primogênito, filh@ do meio ou caçul@, tudo molda a sua personalidade e definirá em boa parte, como você se sentirá, compreenderá e se comportará em relação à vida, são suas crenças pessoais. Se boa, prazerosa, empolgante, entediante ou angustiada, com vontade de não existir, ou deixar de viver.

 Consegue perceber que você tem pouca culpa no que pensa, a respeito de si, até aqui! A boa notícia é que tudo pode ser melhorado, modificado para que sintas encanto pela vida. Existem orientações, terapias, análises que podem mudar significativa e positivamente a forma como você compreende e sente o viver. O dia de sol pode ser visto como um terror térmico, mas também pode ser apreciado para um banho, um sorvete, uma bebida gelada, uma rede para descansar, um contemplar do por do sol, uma praia. Ideal para se exercitar, praticar um esporte.

Podemos direcionar, dar um novo olhar, um novo significado, um renascer. Basta você, meu querid@ leit@r dar uma chance a ti mesmo, e ouvindo essa possibilidade ACREDITAR. Dar uma chance a si mesmo para que tudo isso venha se tornar real em sua vida, e vivenciar uma vida com muita satisfação e recheada de alegria e muito amor. E ser um instrumento de transformação, de vidas que estão na mesma perspectiva que você estava, assim como esse que vos escreve. E o primeiro passo é ACREDITAR. E o segundo, buscar ajuda naquilo que mais próximo, possível e alcançável, seja para você. 

 Existem profissionais capacitados que são fundamentais nessa jornada vitoriosa. Psicólogos, terapeutas, psiquiatras, coachs etc. Eles te ajudarão a organizar a tríade: Pensamento, Sentimento e o Comportamento. Mudando o pensamento movimentará o sentimento e o comportamento. Se mudar o sentimento moverá o pensamento e o comportamento. E a mesma movimentação ocorrerá se iniciar no comportamento. Interessante que qualquer ação moverá a tríade e o resultado será perceptível. 

INICIE SUA TRANSFORMAÇÃO, UMA VIDA DE FELICIDADE TE ESPERA !

ALGUÉM FORTE E PODEROSO, VAI TE AJUDAR, O MAESTRO DO UNIVERSO.

                                                                           Wrybeiro