Qual o Sentido da Vida, por quê e para que da nossa existência ? São perguntas que nos vem a cabeça em algum momento da vida e que nos deixa intrigados diante desse conflito. Há pessoas que levam a vida sem um sentido e por tal razão a vida é um tédio constante, um desprazer de existir. Outros encontram uma significação que tornam as suas vidas um espetáculo. E existem aqueles que buscam essa resposta com a mesma sede que há nas entranhas do Viajante do deserto. Mas será que existe uma resposta? E qual seria!
Essa temática é vital para o ser humano, quer tenha consciência ou não, determina o prazer, a razão de viver ou o sofrimento em simplesmente existir. Sabiamente a vida é uma dádiva do criador, para os que creem na origem humana pelo principio teológico, e uma grande oportunidade dada pelo universo na sua perfeita harmonia da complexidade de existir em si. De ambas as formas de perceber a razão da existência podemos defini-la como uma OPORTUNIDADE de ser, fazer e viver.
Perceba a grande oportunidade que você recebeu ao nascer. Não era nada, nada via nem sabia, e passa a existir, ver, conhecer, viver e tem a faculdade de fazer o que lhe for imaginado, oportunizado e suas aspirações fluirem. Chegando de Viagem para Viajar pelo mais belo dos planetas, a TERRA. Onde tudo existe e tudo é possível de ser criado e transformado. E o mais capcioso dessa história é a desvirtualização da essência, do PRÓPOSITO da vida. Compreenda que nascer traz consigo uma finitude existencial, isso quer dizer que a Viajem aqui tem um prazo para se encerrar, embora desconhecido. Diante dessa breve percepção já se pode compreender que nascer é uma dádiva para o Viajante, que deverá aproveitar ao máximo o roteiro em toda sua plenitude, pois tem prazo para acabar.
Se estamos aqui como turistas, passageiros temporais, é cabível entender que o propósito de um turista é apreciar, viver e fazer aquilo que lhe interessa, agrada, da prazer e o satisfaz. Se esses princípios fossem observados cumprida seria a missão da vida. Claro que você me confronta com seus questionamentos nesse momento, dizendo, mas W.Rybeiro a vida não é só festa e diversão. Sim queridos, concordo que o turista necessita de provisão. Mas a diferença entre o turista e o morador é que um se ocupa em fazer, o outro em viver. Ai está o dilema. Vivemos gastando todos os nossos créditos temporais que não são renováveis, construindo alguma coisa. mas será que esse tempo dispensado esta alinhado com seu propósito e lhe resultando em felicidade. O tempo é a própria vida que deve ser apreciado, vivido e assim cumprindo o sentido de sua vida.
Tudo está nas suas mãos, ou não!. Por que! Depende de qual grupo você pertence, aqueles que encontram naturalmente o seu propósito, como Irmã Dulce. A qual encontrou o sentido da vida em ajudar os necessitados, foi realizada e reconhecida, e tudo isso de maneira natural e espontânea. O segundo grupo é o grupo que vive o tédio da existência, aqueles em que a vida é um fardo, uma dor profunda, melhor lhe fora que não existisse. Se você sente a vida dessa maneira, querid@ quero lhe dizer que essa sensação é oriunda da desarmonia, distimia, o conflito entre o que você faz e o que você gostaria de fazer, seja consciente ou até mesmo inconsciente. E isso traz uma dor profunda. Outra razão são os acontecimentos adversos, contrários, dolorosos, e isso foi o caso de JÓ, personagem bíblico, que perdeu sua família, seus bens e sua saúde, e a vida para ele perdeu o sentido, chegava a desejar a morte. O terceiro grupo aqui apresentado são as pessoas que tem uma sede profunda, são como Reis que não encontraram seu castelo, seus súditos. Sabem que existe um sentido, um propósito para suas vidas mas não sabem qual. E esses também sofrem bastante, em especial por serem vitimas da ansiedade, uma força que arrasta para o futuro sem permitir a vivencia do presente. Que também é dolorosa.
COMO ENCONTRAR O SENTIDO, O PROPÓSITO DA VIDA !
O sentido da vida está em viver. Viver é vivenciar, experimentar, experienciar, sentir tudo e todos em sua volta com a mais sublime observação, sem pressa de que passe o momento aqui agora, o tempo presente, o teu grande presente do universo, do criador. Buscando o simples o belo, o natural, a essência, o que está dentro de você. Sócrates apresenta a máxima filosófica do sentido da vida na expressão "Conhece te a te mesmo".
Tudo inicia com o conhecimento de si mesmo. Quando há uma descoberta, e isso é uma tarefa natural para alguns, para outros é preciso a busca pessoal autodidata, com o vivenciar, e outros precisam de clarificação, de uma luz, um lampejar, um farol, que pode ser acesso, ligado através da religião, um orientador espiritual, de um Coach, psicólogo, um mentor. Para facilitar essa descoberta.
A descoberta lhe diz quem você é, quais seus gostos, seus interesses, o que te faz bem, o que faz seu coração bater mais forte. Isso muitas vezes lhe é proibido, alijado pelas convenções sociais, pela cultura, os valores implantados pela família, as crenças que limitam. Descubra sua vocação o que mais te faz feliz, o que te faria passar o dia e a noite fazendo. Sabe o viciado em vídeo game, o músico com seu instrumento. Faça o que você gosta, se é cantar, cante. Se é dançar, dance. Siga como a água derramada ao solo, que procura o caminho mais fácil para escorrer, sempre desviando do obstáculo. Não queira contrariar a si para agradar os outros. Viva a sua vida, seus desejos, atenda sempre o seu coração, se ele bater forte siga em frente, não tenha medo de errar, não desista antes do fim, porque as vezes estamos a dois passos da vitória. Ajude a natureza, ela já te deu uma essência de vida, você já tem as ferramentas necessária para o cumprimento do seu propósito. Você já sente para onde deve ir, e seguir para ser espetacular.
Veja. Tudo pode acontecer na vida, tudo é possível de realizar, de alcançar. Tudo é necessário, e tem o seu valor, mérito. O que seria de nós se não houvesse sapateiro, costureiro, musico, poeta, mecânico, borracheiro, carpinteiro, cozinheiro....seja o que for tem uma utilidade imensurável e tem o seu valor. Seja qual for sua força, sua alegria sempre será resultado da sua essência em atividade, em ação.
FAÇA O QUE VOCÊ SENTE QUE TEM QUE FAZER, FODA -SE O MUNDO !!!!!!!
Achou dura a frase acima? Que adianta o mundo satisfeito e você ferrado na dor.
Seja Feliz, viva!!! Se você estiver bem, será como o jardim que todos querem estar perto sentindo, apreciando o encanto. Então seja o máximo de você mesmo e encontrarás o real sentido da vida, encantarás o mundo com seu talento !!
SEJA O AUTOR DA SUA HISTÓRIA !
compartilhe conosco sua história, faça seu comentário.